sábado, 29 de maio de 2010

O arquiteto e a sustentabilidade ambiental




A arquitetura sustentável é um conceito cada vez mais utilizado no mundo inteiro, onde seu principal objetivo é minimizar o impacto ambiental que uma obra venha a causar. Existem vários fatores inseridos nesse conceito, dentre os quais é importante destacar a utilização de elementos naturais, materias ecológicos (se possível recicláveis, e também oriundos de ONG's de projetos sociais), e o aproveitamento da iluminação e ventilação natural. É importante também o posicionamento da casa em relação a esses fatores.
 

Casa ecológica 


Partindo dessas características, a arquitetura sustentável vem promovendo melhorias nas obras em que é utilizada, pois uma das suas principais resultantes é a economia e por consequência, o melhor aproveitamento de energia e recursos, como a água. O posicionamento de casas e edificios, aliados as características da aquitetura sustentável propicia o melhor aproveitamento dos recursos naturais da ventilação e iluminação, que fazem com que se reduza o gasto com os mesmos recursos artificiais. Um bom sistema de escoamento pode fazer uma grande diferença na economia de água, que pode ser aproveitada para regar jardins e lavar áreas externas.
Outra importante resalva seria a da reciclagem de recursos, pois pode-se evitar o descarte de resíduos gerados pela obra, protegendo bem os materiais e reaproveitando-os sempre que possível.


Funcionamento de uma casa sustentável
 

O arquiteto que utilize desses métodos, estará contribuindo de forma importante com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.



Imagem 1 retirada de:
http://www.infoescola.com/ecologia/arquitetura-sustentavel/

Imagem 2  retirada de: http://arquiteturamoderna.blogspot.com/2008/08/arquitetura-sustentvel.html

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe:

Twitter Facebook Favoritos