sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Escola primária sustentável na Dinamarca



Coberturas verdes, aproveitamento de iluminação e ventilação naturais e interação com o entorno natural. Essas são as características do projeto desenvolvido pelo escritório de arquitetura Big Architects para a escola primária sustentável de Vilhelmsro, na Dinamarca.




Projetada para aproveitar o máximo potencial energético do local, sem comprometer o ambiente, sua forma ondulada cuidadosamente posicionada no terreno faz com que as edificações explorem ventilação e luz naturais, respeitando a topografia local e se misturando visualmente ao ambiente. Nas grandes coberturas e nos pátios, foram instalados superfícies verdes, que aumentam o conforto térmico dos espaços internos e proporcionam uma interação maior entre crianças e a natureza.






Além da volumetria privilegiada, o projeto ainda conta com sistemas que tornam a escola ainda mais eficiente. As janelas são reguláveis e fazem a ventilação cruzada e o resfriamento dos ambientes internos utilizando apenas os ventos locais, e portanto, sem fazer uso de ar condicionados. As coberturas verdes, além de aumentar o conforto ambiental e reduzir a pegada ecológica da construção, desempenham o papel de captadoras de água da chuva. Nelas, a água da chuva é recolhida e direcionada para tanques de armazenamento para posteriormente ser utilizada na manutenção dos jardins e espaços externos.







Para ver todas as imagens do projeto, clique aqui.



Escola Primária de Vilhelmsro - Dinamarca
Categoria: Espaço público voltado para a educação
Tamanho: 7000 m², altura de 12 m
Cliente: Município de Fredensborg, Dinamarca
Colaboradores: CG jensen, ISC, Transolar, Topotek1

Sócio responsável: Bjarke Ingels, david Zahle
Líder do projeto: Rasmus Rodam, Mikkel Marcker Stubgaard
Equipe: Zu li, Eivor Davidsen, Alessandro Ronfini, Alina Tamousiunaite,
Krista Meskanen, Buster Christensen, Claudio Sacucci, Claudio Moretti
Site Oficial: http://www.big.dk/#projects-vil




Fonte das imagens: http://imgur.com/a/xYtZT#3

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe:

Twitter Facebook Favoritos